Este Blog é destinado à todas as notícias que se referem aos direitos dos Idosos no Brasil e sua qualidade de vida, seu bem estar com sua família, amigos, profissionais que lhe dão atendimento específico e a Sociedade em geral. Visamos manter aqui um espaço de diálogo e divulgação de atividades proporcionadas diretamente para a saúde emocional e mental do idoso e idosa. Sejam bem vindos! Obrigada!
sexta-feira, 24 de julho de 2015
Programa de Saúde do Idoso no DF
Programas - Saúde do Idoso
O envelhecimento da população mundial é fato inegável e acontece de forma acelerada nos países em desenvolvimento. O Núcleo de Saúde do Idoso (NUSI) foi implantado na Secretaria de Saúde do Distrito Federal em 1992, dentro de uma perspectiva biopsicossocial, com ênfase na promoção de saúde, reabilitação, prevenção e tratamento de agravos à saúde desta faixa populacional. O universo de atuação do Núcleo é a população de idade igual ou superior a 60 anos.
O Núcleo desenvolve suas atividades de forma descentralizada, buscando a autonomia das regionais de saúde, oferecendo suporte técnico-científico para supervisão, avaliação, capacitação de recursos humanos, além de promover organização de serviços, levantamento de dados epidemiológicos, elaboração de material educativo e informativo, e também condução de projetos integrados a outros setores governamentais e não governamentais.
O NUSI está presente na Administração Central da SES subordinado à GCV (Gerência de Ciclos de Vida), à DCVPIS (Diretoria de Ciclo de Vida e Práticas Integrativas à Saúde) e à SAPS (Subsecretária de Atenção Primária de Saúde). Junto às regionais de saúde o trabalho dos PAISI (Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso) leva as ações da saúde do idoso à população. ÂÂ
A porta de entrada principal para a pessoa idosa na rede de saúde do DF é a atenção primária (Estratégia da Saúde da Família e Centros de Saúde). O encaminhamento para o ambulatório de geriatria é realizado pelo médico da atenção primária (através de uma ficha de referência e contra referência) e segue critérios específicos. Atualmente são 12 ambulatórios de referência em geriatria.
-Política Distrital do Idoso - Lei nº 3.822, de 08 de fevereiro de 2006
-Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa – Portaria nº 2528 de 19 de outubro de 2006
-Política Nacional do Idoso – Lei nº 8842 de 04 de janeiro de 1994
-Estatuto do Idoso – Lei n ª 10.741 de 01 de outubro de 2003
Link: http://www.saude.df.gov.br/programas/301-programas-saude-do-idoso.html
Dicas para saúde do Idoso
Protocolo de Atenção à Saúde do Idoso
Protocolo de Antidepressivos em Idosos:ÂÂÂ Citalopram e Mirtazapina
ÂÂ
ÂÂ
Contatos:
(61)3348-6260
naisisesdf@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário